A ação, direcionada a toda a população de Uruaçu e Entorno, será realizada na unidade no próximo dia 27 de setembro

O Hospital Estadual do Centro-Norte Goiano (HCN) realizará palestras, no próximo dia 27, a partir das 15h, para conscientizar e incentivar a doação de órgãos. Como parte da campanha Setembro Verde, o evento será aberto ao público e direcionado a toda a população de Uruaçu e municípios do Entorno. A ação visa o esclarecimento de dúvidas e a importância da doação.

Profissionais das áreas técnica e assistencial do HCN, que atuam diariamente na comissão de doação de órgãos do hospital, vão ministrar o circuito de palestras. Além disso, durante o evento, o público presente poderá tirar dúvidas sobre o tema. O objetivo da ação é conscientizar a população sobre a importância deste ato que salva vidas, além de apresentar os indicadores de doação de órgãos do HCN.

Além das palestras, haverá apresentação de um vídeo sobre doação de órgãos, realizado pela equipe do HCN. A intenção é estimular e ensinar a respeito das possibilidades de doação e sobre o projeto da Comissão de Doação de Órgãos do hospital.

Setembro Verde

No Brasil, além da campanha de prevenção ao suicídio, o mês de setembro também é dedicado à campanha de conscientização sobre doação de órgãos. De acordo com relatório da Associação Brasileira de Transplantes de Órgãos (ABTO), a taxa de notificação de potenciais doadores de órgãos aumentou 13% no primeiro semestre do último ano, que registrou mais de 10 mil transplantes no país.

Com o intuito de diminuir o tempo de espera e potencializar o número de doações, foi criada a campanha Setembro Verde, juntamente com o Dia Nacional da Doação de Órgãos, que é celebrada no dia 27. A data conta com ações de conscientização em todo o país durante o mês de setembro. O HCN faz parte desta campanha e da Central Estadual de Notificação, Captação e Distribuição de Órgãos de Goiás (CNCDO-GO), representante regional do Sistema Nacional de Transplantes, o SNT.

Evento: Palestras e Apresentação de Indicadores sobre Doação de Órgãos

Quando: 27/09, terça-feira, às 15h.

Onde: Hospital Estadual Centro-Norte Goiano (HCN).

Endereço: Avenida Galdino Moreira de Souza, nº1230, Residencial Jardim Eldorado, Uruaçu – GO.

Ana Luiza Tanno

1. Pingback: HCN promove palestras sobre doação de órgãos