Unidades realizam atividades em prol da campanha Setembro Amarelo e Setembro Verde

O mês de setembro é representativo para a valorização da vida. Neste período, duas campanhas de conscientização reforçam temas importantes como a importância da prevenção do suicídio (Setembro Amarelo) e a relevância da doação de órgãos e tecidos (Setembro Verde). As iniciativas promovidas pelas ações despertam a consciência da população sobre o cuidado com a saúde física e mental, bem como a solidariedade e a promoção à vida.

Pensando nisso, os Hospitais Estaduais de Trindade (Hetrin), Formosa (HEF) e Centro-Norte Goiano (HCN), geridos pelo Instituto de Medicina, Estudos e Desenvolvimento (IMED), estão realizando nesta e na próxima semana atividades internas e externas para conscientizar profissionais, pacientes e população sobre as campanhas para que as pessoas alcançadas se tornem multiplicadoras de boas informações.

Dentre as ações promovidas pelas unidades estão palestras, rodas de conversas, webinários, exibição de vídeos, publicações nas redes sociais, dentre outros. “Nosso papel é promover saúde e bem-estar à população e esse dever vai para além do cuidado diário com nossos pacientes. Precisamos conscientizar a população sobre essas e outras questões de saúde pública”, afirma Getro de Oliveira Pádua, diretor do IMED.

A primeira atividade foi realizada pelo Hospital Estadual de Trindade na última quarta-feira, 21. Em parceria com a Liga Doa Goiás, da Faculdade de Enfermagem da Universidade Federal de Goiás (UFG), a unidade realizou uma palestra sobre a campanha Setembro Verde. Na parte da noite, o IMED realizou um webinar aberto ao público com o tema “Doação, Captação e Transplante de Órgãos: Abordagem Multidisciplinar”.

Quem ministrou a palestra foi a gerente de Transplantes da Secretaria Estadual de Saúde e Enfermeira do Sistema Integrado de Atendimento ao Trauma e Emergência da Secretaria Estadual de Saúde, Katiuscia Christiane Freitas. A apresentação foi realizada por Marcelo Ramos, enfermeiro especialista em Urgência e Emergência, Administração Hospitalar e Gerente Assistencial do Hospital Estadual Centro-Norte Goiano.

Na quinta-feira (22), mais um webinar com a mesma temática foi realizado. Contudo, com abordagem médica. A apresentação foi realiza pelo diretor técnico do Hetrin, Thyago Gregório Mota Ribeiro, Médico Especializado em Medicina Intensiva – PEMI AMIB.  A palestra teve a participação de Rogério Orlow de Oliveira, Médico Cardiologista, Médico CET – Preceptor de Cardiologia da Santa Casa de Misericórdia.

Ainda na quinta e também nesta sexta-feira (23), todas as unidades realizarão palestras sobre a campanha Setembro Amarelo. A programação de valorização da vida dos hospitais geridos pelo IMED continua na próxima semana. No dia 27 (terça-feira), o Hospital pelo Hospital Estadual Centro-Norte Goiano (HCN), que faz parte da Central Estadual de Notificação, Captação e Distribuição de Órgãos de Goiás (CNCDO-GO) e já realizou quatro captações nos últimos três meses, realiza palestra sobre Doação de Órgãos para profissionais, pacientes, familiares e população no geral. A ação será aberta ao público.

Na quarta-feira (28), o programa de Educação Continuada IMED realiza Webinar aberto ao público sobre com o tema “O enfermeiro de transplante e os desafios diários contra o tempo para salvar vidas”, que será ministrada por Salete Freire, enfermeira especialista em transplantes.

A programação será encerrada na quinta-feira (29), às 20h, com um bate-papo ao vivo – e também aberto ao público – entre os diretores do IMED, Getro de Oliveira Pádua e Paulo Leme, sobre a campanha de valorização da vida. O webinar é um convite para reflexão sobre os temas abordados durante o mês de setembro.

Leave a comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pular para o conteúdo