Unidades de Saúde oferecerão exames de mamografia e papanicolau, e triagem será feita por site ou WhatsApp

Card outubro rosa

Outubro é mundialmente conhecido como o mês da saúde da mulher, representado pela cor rosa. O período é marcado por ações afirmativas relacionadas, principalmente, à prevenção e diagnóstico precoce do câncer de mama – doença que mais acomete as mulheres no Brasil e no mundo. De acordo com o Instituto Nacional do Câncer (INCA), cerca de 66 mil novos casos são diagnosticados por ano. Segundo o Ministério da Saúde, somente em 2021, a doença causou 50 mortes por dia – 18,2 mil vítimas no total.

Para reforçar as iniciativas em prol da saúde da mulher, os Hospitais Estaduais de Trindade (Hetrin), Formosa (HEF) e Centro-Norte Goiano – unidades geridas pelo Instituto de Medicina, Estudos e Desenvolvimento (IMED) – irão oferecer exames de mamografia e papanicolau – essenciais para detecção de alterações que podem indicar câncer de mama e colo do útero.

As mulheres interessadas devem passar por uma triagem prévia que pode ser feita por meio de formulário online (https://bit.ly/3MoBaXr) ou pelo número de Whatsapp (62) 3121-5426. Após avaliação das fichas pela equipe técnica, as pacientes que se enquadrarem nos critérios para a realização dos exames – tais como idade e histórico de saúde – serão contatadas para o agendamento da consulta – que será realizada na unidade mais próxima entre os três municípios: Trindade, Formosa ou Uruaçu. Após avaliação, se houver indicação, a paciente coleta o Papanicolau no mesmo dia, recebe o encaminhamento para mamografia e agenda o retorno para análise dos resultados.

 “Os exames de rotina são essenciais para o diagnóstico precoce de algum tipo de patologia, em especial, o câncer. Quanto antes for descoberto, maior é a chance de cura. Estamos nos unindo em prol da saúde da mulher, para oferecer bem-estar e qualidade de vida”, afirma Getro de Oliveira Pádua, diretor do IMED.

A triagem através do preenchimento dos dados online ou Whatsapp já está disponível. As consultas serão realizadas entre os dias 24 de outubro – data estipulada como DIA D, no qual os profissionais de saúde das três unidades vestirão rosa para reforçar a importância da campanha – e 28 do mesmo mês. 

Leave a comment

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Skip to content