Procedimento é minimamente invasivo e proporciona rápida recuperação aos paciente.

Hospital Estadual do Centro-Norte Goiano realiza primeira cirurgia com alta tecnologia por vídeo
Foto: Divulgação

O Hospital Estadual do Centro-Norte Goiano (HCN), localizado no município de Uruaçu, acaba de anunciar mais um recurso importante à população, pois a unidade realizou a primeira cirurgia por vídeo com alta tecnologia. O procedimento é minimamente invasivo e proporciona muita segurança aos pacientes, além de uma recuperação mais acelerada no pós-operatório.

“Devido à cirurgia ser bastante precisa e com cortes muito pequenos, acaba que a recuperação se torna mais rápida. Além disso, o paciente sente menos dor e tem menor sangramento. Com essa tecnologia, há um tempo bem reduzido na reabilitação”, explica o Dr. Rodolpho Lemes, médico especialista em Ortopedia e Traumatologia que realizou o procedimento na unidade.

O primeiro paciente operado com a nova tecnologia no complexo hospitalar foi um homem adulto do sexo masculino, que sofreu um acidente e teve um trauma no ombro direito com rompimento de tendão. Ele sofria com dores e limitações em movimentos, por isso estava regulado para a realização da cirurgia por meio do Sistema Único de Saúde (SUS), que aconteceu no HCN na sexta-feira (18/02).

“Ele já tinha o diagnóstico da lesão e o exame de ressonância do ombro. Após a constatação de que havia uma lesão e indicação cirúrgica, solicitamos exames pré-operatórios e a marcação da cirurgia”, destaca o médico.

Sobre a cirurgia

O médico explica que na videocirurgia utiliza-se uma câmera e instrumentais mais finos que uma caneta dentro da articulação. Por meio do procedimento é possível fazer a raspagem do osso, localizar o tendão, remover inflamações e costurar as estruturas em suas formas originais.

“O procedimento é realizado com anestesia geral e dura, em média, de 1h30min até 2h. Outra vantagem é que o cirurgião vê todas as imagens bem aumentadas em alta resolução. Isso permite uma precisão bem maior durante a cirurgia”, complementa Lemes.

Diferencial

Segundo o médico, o procedimento realizado no HCN foi a primeira cirurgia artroscópica de ombro feita pelo SUS naquela região. “Certamente, tendo essa estrutura e tecnologia no hospital, além de profissionais que realizam esse procedimento, significa um grande diferencial oferecido à população da nossa região”, destaca.

Já a direção da unidade ressalta o alto padrão em atendimento que busca oferecer no complexo: “Trabalhamos para implementar sempre os melhores serviços aos pacientes da unidade. Sem dúvida, com essa tecnologia é possível melhorar e otimizar ainda mais a assistência à saúde no município de Uruaçu e de cidades do entorno”, completa Getro de Oliveira Pádua, diretor-geral do Imed, organização social que administra o HCN.

Por fim, o diretor assistencial do hospital, João Batista da Cunha, reforça que a unidade está preparada para dar toda a assistência necessária aos pacientes. “Temos equipe, estrutura, insumos e toda a tecnologia de saúde necessária para atender, inclusive, situações com maior complexidade”, encerra.

Assessoria de Comunicação:

Wandy Ribeiro
E-mail: wandyribeiro@ecco.inf.br

Leave a comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pular para o conteúdo