Técnica consiste em promover alimentação segura para os bebês sem interferir no padrão de sucção

O método do copinho, também conhecido por aleitamento por copo, consiste na administração de leite materno ou fórmulas lácteas a recém-nascidos que não se alimentam diretamente do seio materno. Essa técnica é indicada quando a mãe não está presente por conta de internação ou outros fatores, e também quando há dificuldade de pega ou sucção inadequada.

O Hospital Estadual Centro-Norte Goiano, em Uruaçu, oferece esta modalidade de aleitamento às mães com apoio da equipe de médicos, enfermeiros, técnicos em enfermagem e fonoaudiólogos treinados. “Toda nossa equipe fica em constante disposição para auxiliar os recém-nascidos nesse tipo de alimentação. As mamães também são orientadas para entender como funciona a técnica”, afirma Adriana Queiroz, coordenadora da equipe de enfermagem da UTI Neonatal do HCN.

A utilização do copinho pode ser um momento de contato da mãe com o bebê, além de que este evita o uso precoce de outros bicos que não o do peito, como chupetas e mamadeiras, favorecendo o aleitamento materno. É um método simples, prático, de baixo custo e uma forma segura de alimentar o recém-nascido.

Desde a inauguração da unidade, o HCN oferece este serviço para as mães e recém-nascidos internados no hospital. O método do copinho é sugerido como um mecanismo de alimentação alternativo e não-invasivo, diminuindo o índice de desmame precoce.

“A técnica promove aos recém-nascidos um método seguro de alimentação artificial até que eles estejam prontos para realizarem a alimentação exclusiva no peito”, reforça a coordenadora. O Hospital busca garantir a alimentação, a saúde e o bem-estar dos recém-nascidos internados na unidade. Além de utilizar essa metodologia, os profissionais da unidade também incentivam a pega desses bebês para que eles se acostumem com o tipo de alimentação padrão para esse período.

Assessoria de Comunicação

Ana Luiza Tanno

Leave a comment

O seu endereço de e-mail não será publicado.