Coordenadora das UTI's Adulto e membro da CIHDOTT do HCN, Leide Ribeiro Santos, recebeu certificado de destaque pela apresentação do trabalho por mostrar a importância da atuação das CIHDOTT's no processo de doação e transplante de órgãos

O Hospital Estadual do Centro-Norte Goiano (HCN), unidade do governo de Goiás gerida pelo Instituto de Medicina, Estudos e Desenvolvimento (IMED), se destaca mais uma vez por divulgar conhecimento científico à comunidade médica e à população.

A Comissão Intra-Hospitalar de Doação de Órgãos e Tecidos para Transplantes (CIHDOTT) do HCN marcou presença no Congresso Brasileiro de Transplantes – ABTO, com estudo sobre os ‘Desafios da Implantação da CIHDOTT em um Hospital no Interior de Goiás’. O trabalho foi apresentado pela coordenadora das UTI’s Adulto e membro da CIHDOTT do HCN, Leide Ribeiro Santos, em coautoria com Erika Ortolan, Júlia Carolina Ribeiro, Leonardo Vinicius de Freitas, Muriel Pereira e Estefany Izidorio.

Além disso, o trabalho foi selecionado como um dos destaques do congresso, por mostrar a importância da atuação das CIHDOTT’s no processo de doação e transplante de órgãos. Desde a criação da CIHDOTT no HCN, em maio de 2022, a equipe do hospital tem trabalhado incansavelmente para aumentar a detecção de potenciais doadores e facilitar o processo de doação.

O Gigante do Norte se tornou um grande aliado dessa causa, instruindo e estimulando familiares e pacientes sobre a importância de ser um doador. Apesar da difícil decisão e da dor da perda, as famílias são abordadas e amparadas pela equipe multidisciplinar da comissão responsável, composta por profissionais do serviço social, fisioterapeutas, psicólogos, equipe médica e de enfermagem, entre outros departamentos importantes para a efetivação da captação.

Para ver a publicação em nosso Instagram, basta clicar no link abaixo: