Qualificação promovida na unidade de saúde estadual no município de Uruaçu reúne líderes das diferentes áreas profissionais

Foto: Divulgação

O Hospital Estadual Centro-Norte Goiano (HCN) realizou, nesta quarta-feira (20/7), uma capacitação sobre o Programa 5S, metodologia de gestão que auxilia na reestruturação de processos com base nas melhores práticas de organização. A qualificação foi ministrada por Marcelo Ramos, gerente assistencial, e Moisés Guimarães, supervisor administrativo da unidade de saúde no município de Uruaçu. 

A capacitação foi realizada por meio de dinâmicas e apresentação da metodologia. A implementação desse tipo de ferramenta em hospitais busca melhorar as relações de trabalho, aumentar a eficiência e a produtividade dos colaboradores, eliminar o desperdício, garantir o melhor acesso a materiais, ferramentas e documentos, além de gerar motivação entre os profissionais.  

O treinamento contou com a presença do time de gestores e profissionais que lideram equipes de diversos setores do hospital. Eles serão os multiplicadores responsáveis por disseminar o aprendizado para suas respectivas equipes e aplicar a metodologia na rotina de trabalho. 

Origem japonesa

A ferramenta 5S é uma filosofia de origem japonesa baseada em cinco etapas: seiri, seiton, seiso, seiketsu e shitsuke, que correspondem a utilização, organização, limpeza, padronização e disciplina, respectivamente. Baseada em cinco sensos (S), a metodologia auxilia a promover um ambiente de trabalho ágil, seguro e limpo.

Seiri (descarte) visa separar o necessário do desnecessário, para eliminar aquilo que não deve fazer parte do ambiente de trabalho. Seiton (organização) é a parte da metodologia que informa sobre colocar cada objeto em seu devido local, organizando o espaço de trabalho de maneira eficaz. Seiso (limpeza) diz respeito ao cuidado com o ambiente de trabalho para minimizar os níveis de poluição do ambiente.

Já seiketsu (padronização) está relacionada com a forma de organização do ambiente de trabalho, com regras claras para a manutenção da ordem e limpeza. Por fim, shitsuke (disciplina) é a forma de praticar a metodologia como um hábito, mantendo as melhorias implementadas. As práticas contribuem com a política de qualidade e planejamento do HCN.

Assessoria de Comunicação 

Ana Luiza Tanno

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