O HCN Vai inaugurar nesta sexta-feira (1) o novo espaço, que irá receber pacientes da rede estatual para tratamento de câncer

O Hospital Estadual Centro Norte Goiano (HCN) vai inaugurar, no dia 29, o Centro de Oncologia para tratamento de pacientes com câncer. O espaço contará com 36 leitos de internação, ambulatório com consultório e quimioterapia, equipamentos de última geração e equipe multiprofissional voltada para o atendimento a esta especialidade, seja este tratamento clínico ou cirúrgico.

Para atender a demanda de exames dos pacientes oncológicos, o HCN também ampliou os serviços de seu centro de diagnóstico para realizar – de maneira rápida e precisa – exames como biópsias por punção guiadas com apoio de ultrassonografia e tomografia, além de endoscopia por vias urinárias.

O centro oncológico do HCN terá espaço destinado para tratamento quimioterápico, caso os pacientes necessitem, com 22 poltronas separadas em duas salas. O centro vai contar com atendimento humanizado, proposta que permeia todo o hospital. “Com cuidado centrado no paciente e em sua família, teremos oficinas e palestras para que todos entendam os cuidados necessários para tratamento intra e extra hospitalar, tudo realizado com dedicação e com foco na recuperação de nossos pacientes”, afirma Marcelo Ramos, gerente de enfermagem do HCN.

Espaço Humanizado

Além do equipamento de ponta, o HCN visa garantir um atendimento e recepção humanizados para os pacientes e seus acompanhantes. O centro oncológico do hospital terá espaço específico para os familiares, além de salão de beleza e oficinas de maquiagem. Tudo para garantir o melhor acolhimento durante o tratamento. “É tratar o paciente nos detalhes. O salão lida com a questão da agressão que a doença traz. É um processo, e faz parte de todo o tratamento”, afirma Fabiana Gonçalves, coordenadora do Centro Oncológico do HCN.

“Os acompanhantes se tornam a referência do paciente com câncer.  Sem eles, o paciente pode se deprimir e pensar em abandonar o tratamento. Além de que cabe à equipe hospitalar de apoiar pacientes e familiares em todas as necessidades, dentro do hospital, orientando, treinando e direcionando a quem recorrer e garantindo que nada venha a faltar”, completa Marcelo Ramos.

O hospital terá uma unidade de internação específica para recuperação dos pacientes oncológicos, que também será usada para acomodar os pacientes que forem submetidos a procedimentos cirúrgicos relacionados ao seu tratamento. Todos os pacientes poderão ser atendidos com segurança e qualidade, por uma equipe de especialistas, além de equipe multiprofissional.

O agendamento será realizado via redução estadual para pacientes que já possuem diagnóstico confirmado ou mesmo aqueles que necessitam definir seu diagnóstico. O ambulatório contará com oncologista presente de segunda a sexta-feira, atendendo a população.

Além disso, o HCN visa garantir tratamento que permeia a saúde mental desses pacientes e familiares. A equipe multiprofissional contará com psicólogo e assistente social para complementar o cuidado.

De outro lado, “A equipe de nutrição auxiliará a melhor alimentação para redução da toxicidade dos fármacos aplicados durante o tratamento, levando uma cozinha experimental para ensinar como preparar adequadamente um alimento evitando intoxicação alimentar ou mesmo infecção”, garante Marcelo.

“Todo mundo conhece alguém que já passou por isso, então é um processo que toca a todos. Sabemos o quanto é sofrido e delicado”, completa Fabiana.

Atendimento de Ponta

O HCN é o primeiro hospital da rede estadual a ter o seu próprio centro de oncologia. O espaço vai realizar tratamentos todos os dias nos períodos da manhã e tarde.  A internação servirá para aqueles pacientes que adquirem infecções durante o tratamento e para quimioterapias que necessitam de acompanhamento 24 horas.

As cirurgias serão para remoção de tumores. O HCN conta ainda com o serviço especializado de SADT, que acelera o tempo do diagnóstico para começar o tratamento o quanto antes. O atendimento prevê oncologia clínica, cirurgia oncológica, coloproctologia, ginecologia, urologia e mastologia.

Cuidado nos Detalhes

O HCN vai implantar salão de beleza e maquiagem, para pacientes que, durante o tratamento, desejem usufruir deste serviço. “O tratamento promove um efeito colateral de queda de cabelos e para melhorar o conforto oferecemos o corte, a quantidade que o paciente quiser”, afirma Marcelo.

Além disso, o salão vai ensinar aos pacientes como usar lenços em diferentes técnicas: “A ideia é ter, em breve, um parceiro para pessoas que queiram doar suas mechas a um banco de perucas. Existem ONGS que realizam este belo trabalho e vamos participar também”, garante o gerente de enfermagem do HCN.

“Temos que mostrar a estes pacientes que eles não estão sozinhos nesta. Então quando o paciente entra na sala, ele vai ver luzes que remetem ao céu, no teto. Luzes que foram colocadas uma a uma. O paciente vai ver que não é apenas uma luz, são milhares, como nosso céu. E perceber, ao olhar esses detalhes, que nós da equipe estamos juntos com ele, por todo este processo”, finaliza Fabiana. 

O Imed, junto ao HCN, está realizando uma campanha para doação de lenços para os pacientes oncológicos do hospital. Faça parte desta história e ajude quem mais precisa de você! Doe lenços através dos pontos de arrecadamento:

HCN: Avenida Galdino de Moreira Souza, n 1230, Residencial – Uruaçu – GO

Hetrin: Rua 03, n 200, Jardim Primavera – Trindade – GO

Hospital de Formosa: Avenida João Luiz do Espírito Santo, SN – Formosa – GO

Leave a comment

O seu endereço de e-mail não será publicado.