Os três dias de evento contarão com reflexões sobre sustentabilidade, apresentando projetos bem-sucedidos de saúde ambiental

Cartaz do evento Semana do Meio Ambiente, organizado pelo IMED e sediado no HCN

A Semana do Meio Ambiente, promovida pela primeira vez pelo Instituto de Medicina, Estudos e Desenvolvimento (IMED), em parceria com a Secretaria Municipal de Meio Ambiente (SEMMA) e o Instituto Federal de Uruaçu (IFG), acontecerá de 03 e 05 de junho de 2023, em vários locais em Uruaçu. O evento será gratuito e terá como tema “Sustentabilidade nos Hospitais: Em busca do ESG”, trazendo um debate atual e inovador, marcando também o lançamento oficial do projeto da primeira Usina Solar de um hospital no Estado de Goiás, no Hospital Centro Norte Goiano (HCN).

Segundo a Dra. Karina Pavão, responsável pela área de sustentabilidade e ESG (Ambiental, Social e Governança Corporativa) do IMED, o tema dos hospitais sustentáveis é de extrema importância, já que existe um movimento internacional alertando o quanto os serviços de saúde, e hospitais em especial, precisam implantar ações sustentáveis em seus processos para buscar diminuir seus impactos ambientais negativos.

“Realizar uma melhor segregação dos resíduos que produzem, diminuir a geração de lixo, ter maior eficiência energética, conscientizar os próprios colaboradores para implantarem ações mais sustentáveis, são exemplos de ações que têm um grande impacto. A Semana do Meio Ambiente tem o intuito de levantar essas discussões para garantir não apenas a saúde dos pacientes nos hospitais, mas também a saúde do nosso planeta”, ressalta a médica.

Durante os três dias de evento serão desenvolvidas diversas atividades gratuitas, a fim de ampliar o debate sobre sustentabilidade com a população e os profissionais da saúde, apresentando projetos bem-sucedidos e discutindo alternativas em busca da saúde ambiental e do planeta. Para conferir a programação completa e garantir sua vaga gratuita, basta acessar o site: imed.org.br/semana-do-meio-ambiente/.

A Semana do Meio Ambiente começa no dia 03 de junho, com evento na Secretaria Municipal de Meio Ambiente – SEMMA, que inclui uma visita ao Horto Florestal Chico Mendes, propondo uma trilha de conexão com a natureza e momento de vivência no Auditório Sustentável da Secretaria.

Já no dia 04 de junho, o evento acontecerá na sede do Lions Clube de Uruaçu e contará com uma atividade de capacitação para a Cooperativa de Reciclagem COOPCATARÚ, por meio do Programa Trilha Coopera e Recicla do Sistema OCB.

O Hospital Estadual do Centro-Norte Goiano (HCN), unidade do Governo de Goiás, irá sediar o evento presencial no dia 05 de junho, disponibilizando também transmissão online para todos os inscritos. A programação ainda contará com palestras, apresentações culturais e uma feira de artesanato local.

Além disso, a data marca o lançamento oficial do projeto da primeira Usina Solar de um hospital no Estado de Goiás, a fim de melhorar eficiência energética do HCN. E também será apresentada a política de ESG do IMED, organização responsável pela gestão da unidade.

Meio Ambiente e ESG

O Dia Mundial do Meio Ambiente é comemorado todos os anos no dia 05 de junho, desde que foi criado pela Assembleia Geral das Nações Unidas, em 1972. A data nasceu com o objetivo de conscientizar a população de que devemos agir de forma responsável em relação ao meio ambiente e ao nosso planeta, buscando viabilizar debates em torno de alternativas mais sustentáveis.

Sendo assim, torna-se fundamental que hospitais e instituições de saúde adotem ações mais sustentáveis, uma vez que essas organizações são fonte significativa de poluição e emissão de muitos gases de efeito estufa (GEE), que agravam as mudanças climáticas e acabam prejudicando o meio ambiente devido aos produtos e tecnologias empregadas, ao grande volume de resíduos sólidos produzidos, ao elevado consumo de energia e água, entre outros fatores.

O IMED busca trabalhar com os pilares do ESG, alinhando suas ações aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU – Agenda 2030, a fim de minimizar sua pegada (medida que calcula a emissão de carbono) frente às mudanças climáticas, que é um dos principais problemas de saúde pública nos dias de hoje.

Por isso, o HCN se tornou também o segundo hospital público do Brasil com sistema de monitoramento de utilities, com painel de controle para acompanhar o consumo de água e energia. Além disso, a unidade tem implantado ações para maior sustentabilidade ambiental, como uso racional de água, eficiência energética, gerenciamento adequado de resíduos sólidos, criação de indicadores socioambientais, cálculo da pegada de carbono e da emissão de gases de efeito estufa dos hospitais, entre outras.

Todas essas ações têm o intuito de mitigar a pegada de carbono da unidade, promovendo a saúde dos usuários com maior qualidade de vida e bem-estar, mas também cuidando da saúde do nosso planeta.

Victor Weber – victor.weber@ecco.inf.br