Atividade contou com participação da equipe de colaboradores assistenciais do hospital

O Serviço de Controle de Infecção Hospitalar (SCIH) do Hospital Estadual Centro-Norte Goiano (HCN) promoveu, nos dias 23 e 24 de agosto, um treinamento sobre prevenção de controle de infecção de sítio cirúrgico. A capacitação foi direcionada para os colaboradores da equipe assistencial da unidade para reforçar os protocolos de prevenção.

Durante o treinamento, a equipe do SCIH explicou a necessidade do cumprimento das medidas de segurança para prevenir infecções como a de corrente sanguínea, associada a um cateter e a urinária, associada à sonda. As instruções foram dadas pela enfermeira Rosiane Batista de Sousa e pela técnica de enfermagem, Polyana Gomes de Souza, profissionais do HCN.

Durante a capacitação, as profissionais também demonstraram aos participantes os protocolos de bundle – conjunto de boas práticas com foco na melhoria de processos e resultados dos cuidados para o paciente no pré, intra e pós-operatório, como antissepsia das mãos, controle de hiperglicemia, entre outros.

Infecção do Sítio Cirúrgico

A Infecção de Sítio Cirúrgico (ISC) ocorre no local do corpo onde é realizado o procedimento cirúrgico. Este tipo de infecção é uma das principais comorbidades relacionadas à assistência cirúrgica de saúde no Brasil, ocupando a terceira posição entre as doenças ocorridas em serviços de saúde.

A utilização de definições para os procedimentos realizados no local da cirurgia, além de critérios para diagnosticar uma infecção, possibilitam selecionar com mais clareza o objeto da vigilância e garantir uma prevenção mais eficaz.

Ana Luiza Tanno