O hospital possui um dos únicos especialistas em estomaterapia do estado, para tratamento de lesões e cuidado de pacientes estomizados


O Hospital Estadual do Centro-Norte Goiano (HCN), buscando ampliar e melhorar cada vez mais seus atendimentos à população de Uruaçu e do estado de Goiás, estabeleceu uma parceria para distribuição de bolsas de colostomia aos pacientes da unidade. Além disso, haverá também um ciclo de capacitação permanente para os colaboradores do hospital.

Para isso, o Gigante do Norte contratou um dos únicos enfermeiros com especialidade em estomaterapia do estado. Murillo Pereira de Oliveira Sousa, membro da Associação Brasileira de Estomaterapia (SOBEST), é enfermeiro estomaterapeuta da Educação Permanente do HCN, com foco em feridas e estomias.

A estomaterapia é uma especialidade da enfermagem voltada à assistência de pessoas com estomias, fístulas, tubos, cateteres, drenos, feridas agudas ou crônicas e incontinências. É também a única especialidade em tratamento de feridas no Brasil que possui reconhecimento internacional, vinculada ao WCET (Sociedade Mundial de Estomaterapia). Os profissionais dessa área atuam tanto na prevenção, quanto no tratamento e na reabilitação, contribuindo para a qualidade de vida, autoestima e saúde de maneira integral, uma vez que o cuidado é centrado no paciente.

“A importância de ter um profissional estomaterapeuta dentro da unidade de saúde se dá pelo fato da especialidade ser focada no tratamento de lesões e no cuidado dos pacientes estomizados, além de possuir uma visão educacional voltada ao treinamento de equipes para melhor atender e cuidar dos pacientes”, afirma Murillo Pereira.

O enfermeiro estomaterapeuta busca amenizar os impactos do diagnóstico e do tratamento de maneira humanizada, oferecendo mais conhecimento ao paciente e familiares, apresentando equipamentos e informando sobre os materiais que poderão ser utilizados durante o processo para minimizar complicações. Além disso, é o profissional que capacita o paciente ao autocuidado e retomada das atividades cotidianas.

É importante ressaltar que o estomaterapeuta trabalha em conjunto com uma equipe multidisciplinar, composta por diversos profissionais, como médicos, enfermeiros, nutricionistas, psicólogos, fisioterapeutas, entre outros. “Meu trabalho, além de enfermeiro estomaterapeuta, é realizar a educação permanente de todos os colaboradores, treinando toda a equipe da unidade para ter condições técnico-científicas para conduzir da melhor forma possível a prevenção e o tratamento de todos os tipos de lesões e feridas em pacientes”, completa o enfermeiro.

Parceria do Ministério da Saúde

Através do programa Ativa, do Ministério da Saúde com a empresa Coloplast, o HCN conseguiu uma parceria sem custos para a distribuição de bolsas de colostomia aos seus pacientes. A parceria também beneficia a unidade, promovendo a extensão do cuidado ao paciente para além do âmbito hospitalar, através da orientação do enfermeiro especializado, para incentivo do autocuidado e rotina ideal de troca de bolsas, prevenindo que os pacientes sofram complicações.

Através dos treinamentos de capacitação dos colaboradores, as famílias dos pacientes já poderão sair do hospital orientadas sobre o uso e troca dos dispositivos e sobre os cuidados com o ferimento. Além disso, os pacientes receberão um kit com bolsas de colostomia para usar durante 30 dias e serão orientados sobre qual pólo de distribuição mais próximo de seus municípios, para que possam retirar suas bolsas mensalmente.

“A parceria para distribuição das bolsas e os treinamentos para capacitação dos colaboradores do hospital são ações voltadas para melhor atendimento à população e garantia de que o paciente terá as bolsas disponíveis para as próximas semanas, desde o momento de sua saída do hospital”, ressalta João Batista da Cunha, diretor assistencial do HCN.

De acordo com o diretor, o plano é que seja implementado um pólo de distribuição de bolsas de colostomia em Uruaçu, para facilitar ainda mais o trâmite para a obtenção das bolsas pelos pacientes do município. Dessa forma, o acesso à profissionais especializados e aos equipamentos e materiais para cuidado e tratamento do paciente trarão mais benefícios para a população do interior do estado de Goiás.

O que é Estomia?

Estomia é o nome dado aos procedimentos cirúrgicos que envolvem a abertura de um órgão, levando a comunicação com o meio externo. Nesses casos, o estomaterapeuta atua também na demarcação do local de confecção de uma estomia intestinal no pré-operatório esclarecendo dúvidas, capacitando o paciente quanto aos cuidados específicos, visando minimizar possíveis complicações, bem como incentivando-o ao autocuidado.


Assessoria de Comunicação do Hospital Estadual do Centro-Norte Goiano

Victor Weber – victor.weber@ecco.inf.br

Leave a comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pular para o conteúdo