HCN em destaque na assistência à recém-nascidos!

A ferramenta de Classificação de Atenção ao Recém-Nascido – CAREN é uma inteligência artificial que visa informar e orientar sobre o nível de cuidado necessário para os bebês, reduzindo o risco de mortalidade infantil, garantindo que os recém-nascidos recebam os cuidados adequados e personalizados para suas necessidades específicas.

Em outubro de 2023, o projeto piloto foi iniciado no Hospital Estadual do Centro-Norte Goiano (HCN), unidade do governo de Goiás em Uruaçu. Desde então, 539 recém-nascidos na unidade já foram avaliados pela inteligência artificial Caren, que proporciona auxílio na tomada de decisões e priorização do atendimento. Assim que os bebês nascem, a equipe médica do hospital informa alguns dados para a IA, que faz a classificação de cada caso e, logo em seguida, gera orientações para cuidados de acordo com os dados do nascimento. Durante a internação do recém-nascido ele é monitorado e acompanhado pela equipe multidisciplinar e no momento da alta são repassados plano de cuidados e orientações para familiares. Uma grande conquista para a saúde pública e para Goiás!

Matéria da TV Anhanguera sobre o projeto Caren no HCN, que foi ao ar no JA1 na 1ª edição desta terça-feira (23/04). É um dos episódios da série “IAí?”, sobre aplicação das inteligências artificiais. Confira!