TODOS OS ATENDIMENTOS DO HCN SÃO DO SUS

A linha de cuidado no Sistema Único de Saúde (SUS) é iniciada na primeira vez que você acessa o sistema, seja por sua porta de entrada prioritária, que são as Unidades Básicas de Saúde ou por algum serviço de Urgência e Emergência, como o SAMU, UPAs, pronto-atendimentos e emergências hospitalares.

Caso seja necessária uma internação hospitalar, é solicitada a regulação da vaga, buscada junto ao estabelecimento de referência, dependendo da especialidade e da região. Nesse sentido, um dos objetivos da Secretaria Estadual da Saúde é qualificar a regionalização dos serviços do SUS, trabalhando para que a população encontre o que precisa na sua própria região, evitando sobrecarregar o atendimento em toda a rede.

Assim o HCN oferece à população de Uruaçu e região 238 leitos gerais e 45 complementares, inclusive com UTIs adultas, pediátricas e neonatais. Há, ainda, 10 salas cirúrgicas, 14 leitos de recuperação e unidade de coleta e transfusão (UCT). A implantação das especialidades médicas será feita gradativamente. Neste primeiro momento, funcionarão o pronto-socorro, internações em Unidade de Terapia Intensiva (UTI), atendimento ambulatorial com consultas agendadas e exames. Na sequência, outras especialidades cirúrgicas, maternidade de alto risco e tratamento para o câncer.

PASSO A PASSO PARA O PACIENTE:

 

  1. Recebe atendimento em uma unidade básica de saúde em seu município de residência ou nas proximidades.
  2. Caso haja necessidade, um especialista solicitará encaminhamento via Complexo Regulador do Estado (CRE) de acordo com a pactuação estabelecida entre seu município e outra cidade que ofereça o atendimento.

 A vaga solicitada é identificada e sinalizada para central de onde partiu o pedido.

  1. O usuário é deslocado para unidade (estadual ou da rede conveniada) com a disponibilidade previamente agendada e que já o aguarda para realizar atendimento.

É importante que o paciente conheça esse caminho para receber um atendimento eficaz.