Pular para o conteúdo
Customize Consent Preferences

We use cookies to help you navigate efficiently and perform certain functions. You will find detailed information about all cookies under each consent category below.

The cookies that are categorized as "Necessary" are stored on your browser as they are essential for enabling the basic functionalities of the site. ... 

Always Active

Necessary cookies are required to enable the basic features of this site, such as providing secure log-in or adjusting your consent preferences. These cookies do not store any personally identifiable data.

No cookies to display.

Functional cookies help perform certain functionalities like sharing the content of the website on social media platforms, collecting feedback, and other third-party features.

No cookies to display.

Analytical cookies are used to understand how visitors interact with the website. These cookies help provide information on metrics such as the number of visitors, bounce rate, traffic source, etc.

No cookies to display.

Performance cookies are used to understand and analyze the key performance indexes of the website which helps in delivering a better user experience for the visitors.

No cookies to display.

Advertisement cookies are used to provide visitors with customized advertisements based on the pages you visited previously and to analyze the effectiveness of the ad campaigns.

No cookies to display.

Colaboradores das unidades hospitalares administradas pelo IMED participam de ações que mostram a importância de seguir protocolos e metas internacionais

Durante o mês de abril as unidades hospitalares administradas pelo Instituto de Medicina, Estudos e Desenvolvimento – IMED, em Goiás e São Paulo, realizaram campanha educativas com colaboradores, médicos e profissionais de saúde, para reforçar a conscientização sobre as seis metas internacionais de segurança do paciente e os protocolos adotados pelo Instituto para garantir a excelência na prestação do serviço e na qualidade do atendimento.

As metas foram adotadas no Brasil em 1º de abril 2013, por meio da Portaria 529, que criou o Programa Nacional de Segurança do Paciente (PNSP) e transformaram o mês em uma data de conscientização. Ao todo são seis metas, que visam garantir as melhores práticas durante o atendimento ao paciente, oferecendo qualidade e segurança. O objetivo é eliminar ou reduzir a exposição dos pacientes a riscos e não conformidades que podem ser evitados.

As metas

  1. Identificação Correta do Paciente.
  2. Comunicação Efetiva.
  3. Melhorar a Segurança dos Medicamentos.
  4. Cirurgia Segura.
  5. Reduzir o Risco de Infecções Associadas aos Cuidados.
  6. Reduzir o Risco de Danos aos Pacientes Resultantes de Lesões por Pressão e Quedas.
Hospital Estadual do Centro-Norte Goiano (HCN) conscientiza sobre a segurança do paciente no mês de abril, unidade gerida por Instítuto de Medicina, Estudos e Desenvolvimento (IMED)

Ações nos hospitais

Sempre em busca de melhorias e com a finalidade de conscientização, o IMED convidou todos os colaboradores a vestirem a cor laranja no dia 10 de abril para que, juntos, pudessem reforçar, ainda mais, a importância de colocar a segurança dos pacientes em primeiro lugar.

Hospital Estadual do Centro-Norte Goiano (HCN) conscientiza sobre a segurança do paciente no mês de abril, unidade gerida por Instítuto de Medicina, Estudos e Desenvolvimento (IMED)

Dessa forma, as equipes do setor de Qualidade dos hospitais estaduais de Trindade (Hetrin), Formosa (HEF) e Centro-Norte Goiano (HCN), em Goiás, e do Hospital Municipal da Brasilândia (HMB), em São Paulo, participaram de uma ação interna em todas as áreas dos hospitais com o objetivo de informar e conscientizar os colaboradores sobre as seis metas internacionais, exibindo molduras e placas coloridas e divertidas.  No Hetrin e no HCN também foram realizadas atividades lúdicas com o “dado das metas” e um quiz de perguntas e respostas, no qual os colaboradores mostraram e aprofundaram seus conhecimentos.

Já no HMB, além das fotos decorativas, os colaboradores receberam reforço sobre as metas através da leitura de frases espalhadas nas paredes. Após a sessão de fotografias, o colaborador selecionado explicava a meta escolhida por ele.

Além das atividades lúdicas nos hospitais administrados pelo IMED, os colaboradores foram presenteados com uma lembrança contendo uma frase de conscientização sobre a segurança do paciente.

Hospital Estadual do Centro-Norte Goiano (HCN) conscientiza sobre a segurança do paciente no mês de abril, unidade gerida por Instítuto de Medicina, Estudos e Desenvolvimento (IMED)

Responsabilidade coletiva

As metas internacionais são uma obrigação para instituições e profissionais da saúde, porém todas as pessoas são chamadas a conhecê-las. Quando você estiver na posição de paciente, siga sempre as instruções da equipe de atendimento: permaneça com sua pulseira de identificação, confira seus dados pessoais e siga as normas do hospital. A segurança é uma responsabilidade de todos.

Sobre o IMED

Criado em 2013, o Instituto de Medicina, Estudos e Desenvolvimento (IMED) é uma entidade privada, sem fins lucrativos, que presta serviços na área de saúde. Desde novembro de 2023, faz a gestão do Hospital Municipal da Brasilândia (HMB), em São Paulo, além do Hospital Estadual de Trindade (Hetrin), do Hospital Estadual do Centro-Norte Goiano (HCN) e do Hospital Estadual de Formosa (HEF), em Goiás. A organização é comprometida com o bem-estar dos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS) em todas as unidades, promovendo gestões eficientes, uso racional de recursos, investimentos em tecnologia e valorização de seus recursos humanos.

Assessoria de Comunicação do IMED

Leave a comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga. Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga.