TODOS OS ATENDIMENTOS DO HCN SÃO DO SUS
A linha de cuidado no Sistema Único de Saúde (SUS) é iniciada na primeira vez que você acessa o sistema, seja por sua porta de entrada prioritária, que são as Unidades Básicas de Saúde ou por algum serviço de Urgência e Emergência, como o SAMU, UPAs, pronto-atendimentos e emergências hospitalares.
Caso seja necessária uma internação hospitalar, é solicitada a regulação da vaga, buscada junto ao estabelecimento de referência, dependendo da especialidade e da região. Nesse sentido, um dos objetivos da Secretaria Estadual da Saúde é qualificar a regionalização dos serviços do SUS, trabalhando para que a população encontre o que precisa na sua própria região, evitando sobrecarregar o atendimento em toda a rede.
Assim o HCN oferece à população de Uruaçu e região 238 leitos gerais e 45 complementares, inclusive com UTIs adultas, pediátricas e neonatais. Há, ainda, 10 salas cirúrgicas, 14 leitos de recuperação e unidade de coleta e transfusão (UCT). A implantação das especialidades médicas será feita gradativamente. Neste primeiro momento, funcionarão o pronto-socorro, internações em Unidade de Terapia Intensiva (UTI), atendimento ambulatorial com consultas agendadas e exames. Na sequência, outras especialidades cirúrgicas, maternidade de alto risco e tratamento para o câncer.
PASSO A PASSO PARA O PACIENTE:
- Recebe atendimento em uma unidade básica de saúde em seu município de residência ou nas proximidades.
- Caso haja necessidade, um especialista solicitará encaminhamento via Complexo Regulador do Estado (CRE) de acordo com a pactuação estabelecida entre seu município e outra cidade que ofereça o atendimento.
A vaga solicitada é identificada e sinalizada para central de onde partiu o pedido.
- O usuário é deslocado para unidade (estadual ou da rede conveniada) com a disponibilidade previamente agendada e que já o aguarda para realizar atendimento.
É importante que o paciente conheça esse caminho para receber um atendimento eficaz.