Conversa também abordou a importância da vacinação e atenção com as crianças

A infectologista do Hospital Estadual do Centro-Norte Goiano (HCN), Dra. Nívia Ferreira, participou nesta quarta (31/7) do programa ATITUDE 93, da Rádio Uruaçu FM. O assunto abordado foi o aumento dos casos de gripe nos últimos meses, os sintomas e agravos da síndrome gripal e a importância da vacinação e perigos da automedicação.

Infectologista do Hospital Estadual do Centro-Norte Goiano (HCN), Dra. Nívia Ferreira, participou do programa ATITUDE 93, na Rádio Uruaçu FM.
Infectologista, Dra. Nívia Ferreira

O aumento dos casos de gripe foi o primeiro tema explicado pela Dra. Nívia, que alertou a respeito da tendência de maior aglomeração em casa por conta do inverno. “É uma época do ano mais fria e as pessoas tendem a ficarem em locais mais fechados e se aglomerarem um pouco mais, facilitando a transmissão das doenças respiratórias”, esclareceu a infectologista que fez uma analogia à época da pandemia sobre a facilidade de transmissões em ambientes fechados.

De acordo com a Secretaria Estadual de Saúde do Estado de Goiás (SES-GO), até maio de 2024 os números de casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) chegou a 2.559, sendo 161 notificações por influenza e 480 por covid-19. Idosos, com 577, e crianças, com 1.056, foram as faixas etárias mais atingidas.

Os grupos propícios a maiores riscos em caso de contaminação pelo vírus da gripe também foram pauta nos alertas feitos por Nívia Ferreira durante a entrevista. Segundo ela, os cuidados tomados durante a pandemia da Covid-19 necessitam continuar para pessoas que estão mais suscetíveis a complicações, como crianças abaixo de 5 anos, idosos e indivíduos com comorbidades. “Pacientes com diabetes, alguma doença autoimune e problemas cardíacos precisam se cuidar, mesmo que mais jovens, por estarem nessa faixa de risco”, completou.

Cuidado com a proliferação

O cuidado para evitar a transmissão das síndromes gripais são importantes para o momento atual. A Dra. Nívia Ferreira orienta que não é bom esquecer os cuidados que eram tomados nos anos de 2020, 2021 e 2022. “Se estiver com sintomas de gripe, use máscara e continue higienizando as mãos. Se o seu filho também estiver, não mande ele para a escola, precisamos de consciência”, adverte.

Vacinação

A infectologista também destacou a fundamental importância da vacinação para que se evite maiores problemas decorrentes das síndromes gripais. Ela enfatizou de que o ideal é se vacinar no tempo correto da campanha para que o tempo de ação seja respeitado e a proteção efetuada. “Reforço a questão da vacinação. Existe a vacina de gripe que já conta com as Influenzas A e B, além da H1N1. Temos a vacina da Covid-19 e quanto mais as pessoas puderem se proteger é melhor”.