Já foram mais de 3700 atendimentos em menos de dois dias para agendamento de cirurgias. O atendimento ainda continua.
Entre os dias 26 e 27 de maio, o Hospital Centro Norte Goiano (HCN) realiza mutirão de atendimento para cirurgias ortopédicas no hospital. A iniciativa, proposta pela Secretaria Estadual de Saúde (SES-GO), visa atender os pacientes com rapidez e qualidade.
Até às 09h da manhã desta sexta-feira (27), já haviam sido realizadas mais de 260 consultas, 1216 exames laboratoriais, 159 eletrocardiogramas e 186 raios-x. A expectativa do HCN é realizar todos os procedimentos cirúrgicos o mais rápido possível, de acordo com a disponibilidade dos pacientes e do tipo de cirurgia necessário.
Os atendimentos são organizados por meio do Complexo Regulador Estadual. Os pacientes são encaminhados ao HCN, após receberem contato realizado em aplicativo de mensagens. O paciente recebe todas as informações referentes ao seu agendamento, como documentação necessária e procedimentos a serem realizados.
Chegando no HCN, estes pacientes passam, então, pela triagem, com protocolos realizados de acordo com a faixa etária e tipo de cirurgia. Eles podem realizar todos os exames de raio x, eletrocardiograma e demais procedimentos diagnósticos laboratoriais no próprio HCN. Passam por consultas com ortopedista e cardiologista e o mutirão encaminha os pacientes para as cirurgias no hospital, na especialidade de Ortopedia. A maior parte dos pacientes já sai com a dsta de cirurgia agendada.
Especialidades Atendidas
As especialidades ortopédicas atendidas pelo mutirão são de cirurgias de joelho, ombro, cotovelo, mãos e punhos, pés e tornozelo, quadril e ortopedia geral. Além de cirurgias de implante de prótese. “A grande maioria já saiu com cirurgia marcada para operar aqui no HCN”, pontua o diretor técnico e cirurgião geral, Virgilio Cardoso Moreno.
“A maioria dos casos são cirúrgicos. São lesões de ligamento no ombro, casos que necessitam de próteses e também procedimentos de cirurgia ortopédica geral, como síndrome do túnel do carpo, uma doença incapacitante a qual a cirurgia é de fácil e rápido atendimento”, afirma o cirurgião geral.
Cirurgias de Ponta
Entre os atendimentos realizados no HCN está o de cirurgia de artroscopia por vídeo, com a mais alta tecnologia para garantir o melhor resultado para os pacientes. Este procedimento é realizado para tratamento de lesões que ocorrem nas articulações, como joelho e ombro, mas também podem ser utilizadas para lesões em quadril e tornozelo.
Assessoria de Comunicação
Ana Luiza Tanno
analuiza@ecco.inf.br
Pingback: Hospital Estadual do Centro-Norte Goiano realiza cirurgias do mutirão